Preparar a empresa para trabalhar profissionalmente com e-mail marketing, aumentando as taxas de entrega, abertura e de cliques em e-mails, diminuindo as probabilidades de ser considerado SPAM e a entrada em listas negras será o início do nosso trabalho.
Quem investiu em estratégias de Marketing Digital há alguns anos, construindo sua presença nas redes e produzindo conteúdo de valor provavelmente está buscando uma forma de gerenciar e extrair o potencial de um número alto de leads. Afinal, não é preciso escalar o número de vendedores na mesma proporção em relação ao número de leads, já que eles estão em diferentes estágios de compra para investir em um produto ou serviço.
A automação de marketing apareceu como uma saída viável para este "problema". Ela pode ser definida como uma maneira e entender e agir de forma personalizada e escalável com aqueles que interagem com a organização nos mais diversos canais online. Assim, buscamos entender o interesse do lead, em qual estágio de compra ele está, fornecendo todas as informações necessárias e atrativas para que ele prossiga no funil de vendas.
Para isso, após capturar interessados em uma solução da empresa (produto ou serviço), enviaremos uma série de e-mails automaticamente.
Na prática, assim que um lead for gerado, automaticamente serão enviados diversos e-mails aprofundando o assunto, apresentando problemas relacionados, derrubando objeções, apresentando cases etc.
Exemplo:
Dia |
Objetivo do e-mail |
0 |
Ao se cadastrar, receber um e-mail de boas vindas. |
14 |
Enviar uma dica relacionada ao produto ou serviço, sugerindo atingir mais resultados através da utilização correta. |
28 |
Enviar um caso real que foi solucionado com o seu produto ou serviço. Seu cliente precisa enxergar claramente que tem um problema e o seu serviço pode ajudar a solucionar. |
42 |
Derrubar algumas objeções comuns para adquirir o seu produto/serviço. |
O conteúdo deverá entregar valor e ser relevante, ajudando sempre o destinatário.
Hoje, apenas 5% do mercado americano utiliza a ferramenta, e no Brasil, ela é ainda mais rara. Por isso, aproveite este momento para tomar a dianteira!
Uma estratégia de e-mail marketing consiste na utilização do e-mail como canal para campanhas de marketing digital. São várias as possibilidades de campanhas, mas a mais conhecida e uma que traz mais resultados é a chamada newsletter. Mas afinal, o que é isso?
A newsletter nada mais é do que um boletim informativo enviado por e-mail para seus potenciais clientes. Assim como revistas e jornais, ela deve ter periodicidade, linha visual, linha editorial, etc.
Mas a característica mais importante da newsletter é que ela não é focada em oferecer conteúdo promocional, mas sim em fornecer ao público que tem interesse em você informações relevantes e de valor que possuam relação com o negócio da empresa.
E essa é outra característica exclusiva dela: a de somente ser enviada a quem autorizou o recebimento desses e-mails em sua caixa de entrada. Se você deseja ter resultados nessa ação, é essencial enviar mensagens somente para pessoas que realmente tenham mostrado interesse na sua marca e é por isso que você não deve comprar listas de e-mails de outras empresas.
Quais os benefícios de ter uma newsletter?
Sejamos diretos: o e-mail marketing é uma ferramenta vibrante e poderosa para se conectar com seu público. Ele é ainda uma forma muito pessoal de alcançar seus potenciais clientes. Mas se você ainda não está convencido da importância dessa ferramenta para a estratégia da sua empresa, listamos abaixo alguns dos principais benefícios do e-mail marketing. Veja:
- Mais efetivo que as redes sociais: não nos entenda mal, as redes sociais são extremamente importantes para qualquer estratégia de marketing atual, mas quando falamos de converter leads em clientes, o e-mail marketing é a melhor opção.
- Personalizável e customizável: com o e-mail marketing, o que você efetivamente faz é segmentar o seu público e enviar mensagens personalizadas para cada segmento, que ressoem verdadeiramente nele e possam fornecer uma mensagem de valor.
- Mensurável: não existem "achismos" com e-mail marketing. É possível medir absolutamente tudo e saber exatamente o que está dando errado - mais à frente ensinaremos como - para ajustar melhor a sua estratégia aos seus resultados.
- Extremamente acessível: devido à popularização dos smartphones, as pessoas têm checado seus e-mails diariamente, até mais do que uma vez ao dia. Elas fazem isso ao tomar um cafezinho em uma lanchonete, no ônibus para o trabalho ou mesmo em casa, antes de dormir.
Agora sim, não há nenhuma dúvida de que sua empresa não pode ficar de fora dessa.